Pedagogia 6º Semestre

Patricia de Oliveira Lima ---------- Andrea Bruna
Maria da Glória-----------------------Jaqueline Souza
Taís Alves-------------------------------Renata Bispo
Erlane Costa---------------------------PEDAGOGIA 6º SEMESTRE


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS


·         Adição e Subtração.
Aprender adição e subtração não se restringe a fazer contas de “mais ou de menos“. Essas operações são da mesma natureza e podem ser usadas para resolver problemas que envolvem ganhar, perder, acrescentar, tirar e comparar, de acordo com a chamada teoria dos campos conceituais.

·         Multiplicação.
A tabuada de multiplicação decimal era tradicionalmente ensinada como uma parte essencial da aritmética elementar em todo o mundo, na medida em que estabelece as bases para as operações aritméticas de base-dez.
Há livros antigos que se referem à tabuada como tabuada de Pitágoras. 

·         Divisão.
Divisão e Multiplicação
      Cálculos de divisão e multiplicação são mais difíceis de realizar do que os de adição e de subtração.
            Depende de como eles são ensinados, pela teoria dos campos conceituais, a compreensão dos conceitos referentes a essas operações deve começar a ser construída desde as primeiras séries.

·         Números e Sistemas de Numeração.

      Todos os sistemas de numeração estão baseados em operações de seriação, na medida em que cada número tem significação e é determinado por sua posição relativa no sistema sequencial.
       Da mesma forma, conceitos matemáticos como “maior do que” ou “menor do que” implicam sequencia ordenada e inferência lógica: se A é maior do que B e se B é maior do que C,então A é maior do que C, coisa que é reconhecida pela criança como válida e necessária desde que a operação de seriação esteja integralmente desenvolvida.

·         Teoria Didática e o Ensino da Matemática: algumas considerações DFB - MGTB-doc.

A Matemática tem muita importância na vida das pessoas. O dia-a-dia está cheio de situações nas quais lidamos com o número, com as operações, com o pensamento combinatório, com a proporcionalidade, com a organização espacial, etc.
O pensamento matemático bem desenvolvido e um bom domínio de conceitos são fundamentais para a atuação crítica e autônoma do sujeito na realidade na qual está inserido.

Bibliografia:
            RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009. PLT.
 

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